Assistência Social contrata para atendimento
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) vai contratar, em caráter temporário, 108 profissionais para atuarem nas regiões atingidas pelas chuvas em Santa Catarina. A equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e nutricionistas, vai trabalhar diretamente com os desabrigados e prefeituras da região do Vale do Itajaí, onde irá prestar atendimento sócio-assistencial aos desalojados que estão em abrigos, além de reativar os serviços prestados nos equipamentos sócio-assistenciais, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAs), os Centros Especializados de Assistência Social (CREAs) e a rede formada por asilos, abrigos, casas de passagens e albergues de caráter permanente mantidos pelas prefeituras para oferecer atendimento a todas as vítimas dos municípios.
A contratação destes profissionais será realizada por uma empresa terceirizada e o contrato terá validade de 180 dias. A seleção será realização através do currículo, sob a supervisão da diretoria de assistência social da SST, que também vai monitorar todo o trabalho realizado pela equipe. Para atender os trabalhadores dos municípios atingidos pelas enchentes, a SST também está encaminhando ao Vale do Itajaí dois ônibus, onde serão realizados os serviços de pedido do seguro-desemprego, a confecção da carteira de trabalho e a emissão do CPF, além da intermediação de mão-de-obra.
O serviço será realizado em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e com a Caixa Econômica Federal e vai beneficiar milhares de trabalhadores da região que tiveram seus documentos destruídos ou perderem o emprego devido a tragédia. De acordo com os últimos números da Defesa Civil do Estado, 5.276 pessoas continuam desabrigadas na região do Vale do Itajaí. Elas estão alojadas em 75 abrigos provisórios mantidos pelas prefeituras e pelo Governo do Estado.


